CIÊNCIA DE SUPERFÍCIE INTELIGENTE

Na Glidecoat, nosso foco tem sido o desenvolvimento de soluções inteligentes para essa ciência de superfície por vários anos.

Ao longo desse tempo, trabalhamos com várias empresas no mercado de revestimentos de tecnologia Nano, bem como com os nossos próprios químicos e desenvolvemos uma variedade de revestimentos, que alavancam esta tecnologia através de mecanismos próprios para gel, superfícies metálicas, alumínio, PVC, fibra de vidro e numerosos outros substratos.

 smart surface science

As Nano partículas quimicamente se fundem com a superfície da pintura para formar uma camada de proteção contra os elementos tornando a limpeza muito mais simples.

O QUE É NANOTECNOLOGIA

Nanotecnologia é ciência, engenharia e tecnologia conduzida em nano escala, que é cerca de 1 a 100 nanômetros.

Há 25.400.000 nanômetros em uma polegada e um cabelo humano tem aproximadamente de 80.000-100.000 nanômetros de largura.

Numa escala comparativa, se o diâmetro de um mármore fosse de um nanômetro, então o diâmetro da Terra seria de cerca de um metro.

Nanociência e nanotecnologia envolvem a capacidade de ver e controlar átomos e moléculas individuais. Tudo na Terra é feito de átomos – o alimento que comemos, as roupas que usamos, os edifícios e casas em que vivemos, e nossos próprios corpos.

Mas algo tão pequeno quanto um átomo é impossível de ver a olho nu. Na verdade, é impossível ver com os microscópios tipicamente usados em uma aula de ciências do ensino médio. Os microscópios necessários para ver as coisas em nano escala foram inventados recentemente – cerca de 30 anos atrás.

Uma vez que os cientistas tinham as ferramentas certas, como o microscópio de tunelamento de varredura (STM) e o microscópio de força atômica (AFM), nasceu a era da nanotecnologia.

Embora a nanociência e a nanotecnologia modernas sejam bastante novas, os materiais em nano escala foram usados durante séculos. As partículas de ouro e prata de tamanho alternativo criaram cores nas janelas de vitrais de igrejas medievais centenas de anos atrás. Os artistas de então simplesmente não sabiam que o processo que eles usavam para criar essas belas obras de arte realmente levou a mudanças na composição dos materiais com os quais eles estavam trabalhando.

Os cientistas e engenheiros de hoje estão encontrando uma grande variedade de maneiras de fazer materiais deliberadamente em nano escala para tirar proveito de suas propriedades melhoradas, tais como maior resistência, peso mais leve, maior controle do espectro de luz e maior reatividade química.

Materiais em nano escala têm áreas de superfície muito maiores do que massas semelhantes de materiais de maior escala. À medida que a área superficial por massa de um material aumenta, uma maior quantidade de material pode entrar em contato com materiais circundantes, afetando assim a reatividade.

Estruturas e propriedades de materiais podem ser melhoradas através de nano processos. Esses nano materiais podem ser mais fortes, mais leves, mais duráveis, repelentes à água, ante reflexo, auto-limpeza, ultravioleta ou infravermelho, ante fog, antimicrobiano, resistente a riscos ou eletricamente condutor, entre outras características.

Aproveitando essas propriedades, os produtos de nanotecnologia atuais variam de bastões de beisebol e raquetes de tênis a catalisadores para refinar petróleo bruto e detecção ultrassensível e identificação de toxinas biológicas e químicas.

No caso da Glidecoat, utilizamos esta tecnologia para desenvolver alguns dos revestimentos mais avançados do mercado, específicos para os ambientes exigentes do Mercado Marítimo
* Os resultados individuais podem variar dependendo da condição inicial da superfície a ser tratada.